História

2012

Aqui nasce a Arteris, quando os fundos Abertis e Brookfield assumem o controle da OHL Brasil, uma das maiores operadoras de rodovias do país.

2013

Assumimos um grande compromisso público, que viria a nortear todas as nossas ações dali para frente: reduzir pela metade as fatalidades das ocorrências em nossas rodovias na década entre 2010 e 2020.

2013

Entregamos o Contorno de Betim (MG), uma alternativa para o tráfego de longa distância na região metropolitana de Belo Horizonte. O trajeto pelo novo trecho proporciona maior conforto e segurança aos usuários, por ser uma rota alternativa, com menor fluxo de veículos.

Contorno de Betim (MG)

2014

Entrega da remodelação do trevo Waldo Adalberto da Silveira, conhecido como o Trevão de Ribeirão Preto (SP), no entroncamento das rodovias Anhanguera (SP-330) e Abraão Assed (SP-333). A obra, que representou uma entrega muito importante para a empresa, acabou se tornando também um dos nossos cartões de visita.

Veja mais
Trevão de Ribeirão Preto (SP)

2015

Entregamos a modernização da Avenida do Contorno, em Niterói (RJ), uma obra complexa devido à grande densidade populacional do entorno. A via, um dos principais eixos viários da Região Metropolitana do Rio, recebia naquele ano um fluxo de 100 mil veículos por dia. As melhorias - construção de novas faixas, sinalizações verticais e horizontais e iluminação a LED - proporcionaram maior fluidez do trânsito e mais segurança para os motoristas.

Veja mais

2015

Duplicamos a BR-101 RJ/Norte, entre as cidades de Campos dos Goytacazes e Rio Bonito, maior obra do contrato de concessão da Arteris Fluminense com o Governo Federal. O investimento realizado nesta obra resultou em 126 quilômetros de novas pistas, maior segurança para os motoristas e redução em 30% do tempo de deslocamento até a capital.

Avenida do Contorno Niterói (RJ)

2016

Concluímos as obras do Contorno de Mogi Mirim, que proporcionou a interligação das rodovias SP-147 e SP-340, desviando o tráfego do perímetro urbano. Ao todo, foram 11,7 km de pistas novas.

2016

O Projeto Escola conquista o Prêmio Denatran. O reconhecimento aconteceu no mesmo ano em que a iniciativa, que fomenta a educação e o engajamento de professores e estudantes de todo o Brasil para um trânsito mais seguro, completou 15 anos.

Projeto Escola

2017

Vencemos o leilão de concessão do conjunto de estradas conhecido como Rodovia dos Calçados, no interior de São Paulo. São 720 quilômetros que ligam 35 municípios das regiões de Bauru, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Central, polo industrial paulista de calçados.

2017

A Rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba, atinge a meta de redução pela metade no número de acidentes. Melhorias como duplicação, sinalização, pavimentação e implementação de passagens contribuíram para a preservação de vidas.

2017

Outro marco importante para nós neste mesmo ano foi a duplicação da Serra do Cafezal (SP) – que integra a Rodovia Régis Bittencourt, incluindo 30,5 km de novas pistas e quatro novos túneis. Por se tratar de uma área de proteção ambiental, a obra seguiu rigorosos processos de licenciamento.

Além de aproveitar a pista já existente, os novos trechos foram construídos preservando ao máximo a natureza da região. Entre as melhorias, foram implantadas passagens de fauna para a travessia segura de animais silvestres. Ao todo, foram 4 túneis, 39 pontes e viadutos, além de 12 passagens de fauna monitoradas.

Saiba mais sobre essa obra, um marco para a engenharia brasileira

2017

Ao concluirmos a duplicação e as melhorias em toda a Régis Bittencourt, a via, conhecida como “Rodovia da Morte” antes da concessão para a iniciativa privada, passou a ser a “Rodovia da vida”. Uma curiosidade: esta estrada é eixo fundamental entre o Brasil e os demais parceiros do Mercosul, e liga dois dos principais portos do país - Santos e Paranaguá.

2017

Na rota de ligação entre Curitiba (PR) e a Lages (SC), realizamos a obra de recuperação e ampliação da Serra do Espigão, em Monte Castelo, na BR-116/SC. A capacidade do trecho foi ampliada, incluindo a implantação de 2,7 km de terceira faixa na Serra. Além disso, os trabalhos de estabilização das encostas também contribuíram diretamente para prevenção de incidentes com possível obstrução da via.

Serra do Cafezal (SP)

2018

Iniciamos o Programa Intensivo Inicial da SP-255, no trecho entre Araraquara e Jahu, da ViaPaulista. Realizamos melhorias na operação da rodovia, na sinalização, em programas nas comunidades do entorno, no atendimento médico, mecânico e monitoramento por câmeras inteligentes.

2018

Inauguramos a área de escape da Serra do Cafezal. O dispositivo permite a parada segura para veículos que perderam a capacidade de frenagem, uma das maiores causas de acidente naquela via.

Programa de Recuperação da rodovia

2019

Inauguramos a área de escape mais moderna do país, na descida da Serra do Mar entre Curitiba e Joinville - BR-376 (Litoral Sul). O dispositivo conta com um pórtico rolante automatizado para auxiliar na retirada dos veículos da caixa de escape.

2019

Concluímos a duplicação da SP-147, no trecho entre as cidades de Itapira e Limeira. Ao todo, foram duplicadas 57,1 km de pistas, gerando maior segurança e fluidez no tráfego para os usuários.

Área de escapa na descida da Serra do Mar, entre Curitiba e Joinville

2020

Atuamos fortemente para minimizar os impactos da pandemia do COVID-19 na sociedade. Entre as nossas iniciativas, destacamos: pontos de apoio para caminhoneiros, com distribuição de kits de saúde, higiene, lanches e vacinação contra a gripe. Além disso, doamos equipamentos para hospitais.

2020

Entregamos o nosso principal compromisso firmado com a sociedade em 2013: reduzir pela metade as fatalidades das ocorrências em nossas rodovias na década entre 2010 e 2020.

2020

Finalizamos as obras de construção de passagens de fauna no trecho entre o Km 190,3 e o km 261,2 da rodovia BR-101 RJ/Norte (Autopista Fluminense), entre os municípios de Casimiro de Abreu e Rio Bonito (RJ), com o objetivo de preservar animais silvestres, entre eles o Mico-Leão-Dourado – espécie ameaçada de extinção e endêmica da região.

2020

Finalizamos importantes obras previstas para o trecho da Arteris Planalto Sul. Foram implantados 48 novos quilômetros de terceiras faixas, 25 novos quilômetros de duplicação, sete quilômetros de novas vias marginais, dois trevos completos e um dispositivo de interseção. Essas obras contribuíram diretamente para melhoria da fluidez e segurança viária – com 49,2% de redução de acidentes no trecho administrado e diminuição de 66,3% das fatalidades por acidentes entre os anos de 2010 e 2020.

2020

Iniciamos as obras de duplicação da SP-255, pelo trecho que liga Bocaina e Jahu. Ao todo, 275 quilômetros de rodovias sob concessão da ViaPaulista serão duplicados: 230 quilômetros na SP-255, 31 quilômetros na SP-318 e 14,25 quilômetros na SP-249. As obras contemplam vias que atendem a 19 municípios do interior de São Paulo e preveem a geração de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Veja mais sobre a obra de duplicação da SP-255 - Arteris ViaPaulista

2020

Assinamos o Pacto Global, que marca a adesão da Arteris aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Construção de passagens de fauna na Autopista Fluminense

2021

Iniciamos a construção dos túneis do Contorno Viário de Florianópolis (SC), maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. Ao todo, serão 50 quilômetros de extensão, com quatro túneis duplos, pontes, viadutos e interseções.

Saiba mais

2021

Encerramos o período dos últimos 11 anos como a empresa que mais investiu em infraestrutura rodoviária federal do país. Fomos responsáveis por 40% dos investimentos realizados pelo programa de concessões, o que corresponde a mais de R$ 14,2 bilhões.

2021

Assumimos um novo compromisso para 2030: reduzir em 50% as fatalidades no trânsito junto à Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU.

2021

Recebemos o Selo Pró-Ética, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) para reconhecer empresas comprometidas com as melhores práticas em ética e integridade.

2021

Aderimos ao Programa na Mão Certa, por meio da assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, coordenado pela Childhood Brasil.

Contorno Viário de Florianópolis (SC)

2022

Reforçando o nosso compromisso com a sociedade, lançamos nossa Agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance). Ela é a base do planejamento estratégico da companhia. Três eixos compõem essa Agenda: Ecoeficiência; Segurança e Qualidade; e Boa governança, transparência e accountability.

Lançamos nossa Agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance)
DJDT

Histórico

Versões

Tempo

Settings from heron.settings

Cabeçalhos

Requisição

SQL queries from 1 connection

Arquivos estáticos (0 encontrados, 6 sendo utilizados)

Templates (72 renderizados)

Alerts

Chamadas ao cache de 1 backend

Sinais

Community